segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Ismael Silva





Ismael Silva

14/09/1905 à 14/03/1978




Nasceu em Jurujuba, Niterói.

Era o caçula dos cinco filhos, ficou órfão aos 3 anos quando sua mãe resolveu mudar-se para o Rio de Janeiro na tentativa de arrumar um emprego mais facilmente.

Seu primeiro samba Já desisti foi composto aos 15 anos.

No fim da década de 20 fez um acordo com Francisco Alves, ele podia gravar os sambas de Ismael e colocaria seu nome como autor mediante pagamento antecipado.

Em 1928 participou da fundação bloco carnavalesco deixa falar que foi a primeira escola de samba. Como a deixa falar ficava ao lado de uma escola no bairro de Estácio de Sá, seus fundadores passaram a ser chamados de professores e o bloco passou a ser escola de samba.

Em 1931 Francisco Reis e Mario Alves gravaram se você jurar (c/Francisco Alves e Nilton Bastos), neste mesmo ano Ismael estreou como cantor.

Após a morte de Edgar e Nilton Bastos Ismael Silva mudou-se para o centro e passou a compor com Noel Rosa que foi apresentado por Francisco Alves.

Durante a década de 40 ficou afastado da música retornando em 1950 com o samba Antonico.

Em 1960 ganhou os títulos de cidadão samba e carioca honorário.

Faleceu em 1978 sem fama nem dinheiro.

Ismael Silva tem inúmeros sambas, mas podemos destacar Ingratidão, Nem é bom falar (c/Francisco Alves e Nilton Bastos)e Pra me livrar do mal (c/Noel Rosa)


No player abaixo pode ser ouvido o samba Ingratidão




Nenhum comentário: