domingo, 7 de setembro de 2008




José Barbosa da Silva

08/09/1988 à 4/08/1930

Sinhô





Nascido no centro do Rio de Janeiro, quando criança brincava com os futuros sambistas Caninha e João da baiana.

Aos 17 anos casou-se e teve três filhos, mas logo aos 26 acabou ficando viúvo.

Teve muitos amores entre eles Nair Moreira sua última companheira, com ela viveu durante 10 anos e arrumou um emprego nos correios, mas as volta e meia em vez de entregar as cartas ia para as rodas de samba.

Foi um dos compositores mais importantes da década de XX, e teve enorme contribuição na música carnavalesca.

Começou a tocar flauta desde pequeno incentivado pelo pai, mas nunca foi chegou a dominar o instrumento, mostrou-se mais habilidoso para o violão e piano.

Sinhô também tocava cavaquinho apesar de não saber ler música, ele era um autodidata.

Ele costumava freqüentar às reuniões na casa da tia Ciata.

Adorador de uma polêmica a primeira em que ele esteve envolvido foi na gravação de sua primeira música Quem são eles, no primeiro verso deste samba dizia a Bahia é boa terra, ela lá e eu aqui, Iaiá. Os compositores baianos e filhos de baiano da época tais como Donga, Pixinguinha, China e tia Ciata não gostaram e começaram a escrever sambas como resposta.

Sinhô organizou um grupo com flauta, reco reco, trombone, violão, cavaquinho, ganzá e pandeiro e colocou o nome de Quem são eles, e com este conjunto passou a fazer sambas desafiando os rivais.

Na resposta dos rivais eles chamavam Sinhô, como alto, magro e feio, e ele por sua vez fez uma música chamada Três macacos no beco em referência a China, Donga e Pixinguinha.

Sinhô também era conhecido por plagiar e se apropriar das músicas alheias, Heitor dos prazeres ameaçou processa-lo reivindicando a autoria parcial de ora vejam só, e gosto que me enrosco, nesta ocasião Sinhô respondeu: Samba é igual passarinho, é de quem pegar.....

Por causa deste acontecido Heitor compôs Olha ele, cuidado! E Rei dos meus sambas.

Fora as músicas já citadas o samba mais conhecido de Sinhô é Jura.

No player abaixo pode ser ouvido a música Jura na voz de Mário reis


Nenhum comentário: