domingo, 7 de setembro de 2008

Homenageados da 1º quinzena de Setembro




Antonio Caetano

10/09/1900

(data de falecimento não encontrada)




Figura imprescindível para a história da Portela e do carnaval carioca.

Responsável pela criação de muitas características do Carnaval e de algumas escolas de samba.

Morador do bairro de Quintino, teve contato com Oswaldo cruz através de Diva (sua namorada) que morava no bairro.

Caetano que era conhecido por alguns pelo apelido de pelado, era desenhista da imprensa naval.

Ele participava do Carnaval carioca desde a época dos ranchos e junto com Paulo da Portela e Antonio Rufino, foi um dos fundadores do conjunto carnavalesco de Oswaldo Cruz (que foi o primeiro nome da Portela).

Caetano foi o responsável pelo bandeira da Portela, esta bandeira que a escola carrega até hoje foi desenhada por ele que inspirou-se na bandeira Japonesa do sol nascente, adotando as cores azul e branca representando as cores do manto de nossa senhora da conceição (padroeira da escola).

O pássaro que ele idealizou era um condor, por ser o que voa mais alto, mas como muitos confundiram com uma águia, este passou a ser o símbolo da Portela.

Caetano foi também o primeiro a desenhar fantasias, adereços e a primeira alegoria das escolas de samba, tornando-se assim o primeiro carnavalesco da história dos carnavais.

Caetano foi também compositor, é dele o samba O quanto a paixão é capaz, um dos três primeiros enredos da Portela, em 1935 quando a Portela foi campeã além da parte artística Caetano também foi o compositor do samba, que foi Alegria tu terás.

Após brigar com Paulo da Portela e se afastar do Carnaval Caetano aceitou participar das preparações da escola prazer da serrinha, na hora do desfile o samba que tinha sido composto por Mano Décio e Silas de Oliveira foi substituído por um samba de terreiro, isso o deixou todos eles muito chateados e este incidente foi um dos motivos para a criação da escola Império Serrano.

Mais uma vez Caetano foi responsável pelo desenho de uma bandeira de escola de samba, desta vez a do Império Serrano.

Por isto sempre que se fala em Carnaval muita coisa deve-se a Antonio Caetano.


No player abaixo pode ser ouvido o samba Alegria tu terás
.


Nenhum comentário: