domingo, 31 de janeiro de 2010

Centenário?!?

Olá amigos e amigas.


Desde o início deste ano, muito se fala sobre o suposto centenário do grande sambista paulista, Adoniran Barbosa.

Teoricamente, João Rubinato vulgo Adoniran Barbosa, completaria 100 anos no dia 06 de Agosto, mas por enquanto deixemos de lado este detalhe e vamos saber mais sobre a vida deste grande gênio.


Filho de imigrantes Italianos, nascido em Jundiaí, ainda criança ajudava o pai no serviço de cargas de vagões da estação ferroviária.

Adoniran foi um dos maiores sambistas de São Paulo, e chegou a ser considerado o Noel Rosa Paulista!

Tentava a sorte participando de programas de calouros da rádio Cruzeiro do Sul em São Paulo, e em 1933 foi aprovado em um destes concursos interpretando Filosofia (Noel Rosa).

Sua primeira composição gravada foi a marcha dona Boa (c/J.Aimbere) que ganhou o concurso de musicas Carnavalescas promovido pela prefeitura de São Paulo.

Em 1943 foi formado o conjunto Demônios da garoa, e Adoniran passou a atuar com eles, que animavam torcidas nos jogos de futebol promovidos por artistas do rádio.


Figura versátil Adoniran também era ator e chegou a participar dos filmes Pif-Paf (1945), Caídos do céu (1946) e da primeira versão da novela Mulheres de areia (1973). Trabalhou também na rádio Record fazendo radioteatro em uma série chamada Serões Domingueiros.
Seu primeiro Lp solo só foi gravado em 1974 e contava com novas e antigas composições, tal como Trem das onze, no ano seguinte gravou outro Lp no qual estava o samba do Arnesto.
Falaremos em particular destes dois conhecidos sambas citados acima que falam de fatos corriqueiros e que fizeram enorme sucesso, "Samba do Arnesto e Trem das onze."
Adoniran inspirava-se nos acontecimentos do dia a dia para compor e um dos fatos contados através da música, seria a história do famoso Arnesto, que convida um pessoal para um samba em sua casa e quando eles chegam não encontram ninguém...


Em algumas entrevistas "Arnesto", que na verdade é Ernesto, diz que a história do samba não é verdadeira.
Segundo seu Ernesto ele nunca convidou ninguém para um samba em sua casa, ele ficou surpreso com a homenagem prestada por Adoniran, mas reclamou pelas piadinhas que andava ouvindo devido sua fama de furão.
Adoniran logo explicou-se dizendo: Se não tem mancada, não tem samba Arnesto!
Outra passagem cotidiana e que também é ficção é a história do trem das onze, Adoniran nunca morou no Jaçanã, não era filho único e naquela época o último trem saia às 21:30 e não às 23:00 como diz no samba.

Suas músicas foram marcadas pelas letras que falam do cotidiano com muito bom humor e que exaltam bairros tradicionais de São Paulo como Brás, Bexiga, Casa Verde e outros. Além de seu linguajar incorreto com sotaque Italiano.


Agora, voltando ao início do post, onde diz que este Teoricamente sería o ano do centenário do Adoniran Barbosa, deixarei um áudio onde após o samba Saudosa Maloca o próprio Adoniran fala sobre uma divergência em sua data de nascimento.

Este áudio é do ano de 1973 e foi gravado para o programa ensaio, quando perguntado sobre sua data de nascimento, ele explica que nasceu em 1912 e mais tarde esta data foi alterada para o ano de 1910 para que ele pudesse começar a trabalhar mais cedo.


Vale a pena conferir!


Nenhum comentário: