domingo, 24 de agosto de 2008

Homenageados da quinzena



Antonio Candeia Filho
17/08/1935 à 16/11/1978
Candeia




Nascido no dia 17/08/1935 no Rio de Janeiro.

Antonio Candeia Filho, ou simplesmente Candeia, filho de Antônio Candeia que depois do sucesso do filho passou a ser conhecido como Candeia velho.

Candeia desde cedo teve contato com o samba e o Carnaval, seus aniversários eram regados a feijoada e muito samba durante a noite toda.

Foi levado a Portela por intermédio de Alvaiade e lá foi um dos criadores das coreografias de alas, costumava sair na Ala os impossíveis e em um Carnaval teria que desfilar com uma peruca de Sisal, como ele e seus amigos não gostaram da fantasia eles começaram a dançar e levantar os braços para disfarçar o adereço, e desde este dia as alas começaram a desfilar com coreografias!

Aos 17 anos compôs seu primeiro samba enredo intitulado Seis datas magnas (c/Altair Marinho), com o qual a Portela foi campeã com nota 10 em todos os quesitos.

Aos 22 anos entrou para a policia civil, onde trabalhava como investigador chegou a abordar Paulinho da viola.

Na década de 1960 comandou o conjunto Mensageiros do samba, no qual participavam Picolino, Casquinha, Casemiro, Arlindo e Jorge do violão e em 1964 gravaram seu único Lp.

No dia 13 de Dezembro de 1965 após uma discussão no trânsito, Candeia levou 5 tiros, um deles ficou alojado na medula e lhe tirou os movimentos da cintura para baixo deixando-o paraplégico..

Em 1970 lançou seu primeiro LP samba da antiga, no qual cantava diversos sambas de sua autoria entre eles Dia de graça.

No ano seguinte lançou outro disco Raiz e em 1975 lançou samba de roda; neste mesmo ano gravou o primeiro disco do conjunto partido em 5 em companhia de Joãozinho da Pecadora, casquinha, Anézio, Velha e Wilson Moreira. Ainda 1975 junto com Nei Lopes, Wilson Moreira, Elton Medeiros e outros fundou a escola de samba Quilombo

Em 1976 foi lançado o segundo disco do Partido em 5, neste disco algumas músicas são de sua autoria, por exemplo Batuque Feiticeiro.

Em 1977 gravou o Lp luz da inspiração.

Em 1978 lançou seu último disco Axé Gente amiga do samba, neste álbum podemos destacar a música Pintura sem arte, neste mesmo ano no dia 16 de Novembro Candeia falece por infecção generalizada....


Nenhum comentário: