quinta-feira, 2 de agosto de 2012

HOMENAGEM CENTENÁRIO ANICETO DA PORTELA 11/08/2012


HOMENAGEM TERRA BRASILEIRA, SÁBADO 11 DE AGOSTO DE 2012


ANICETO JOSÉ DE ANDRADE
(Aniceto da Portela)

Nasceu em Pedra de Guaratiba (Rio de Janeiro) em 12 de agosto de 1912 e faleceu em 7 de julho de 1982. Um dos Pesos dos "Irmãos Andrade" (Aniceto, Mijinha e Manacéa), sendo Aniceto o mais velho. Os Três fizeram parte da ala dos Compositores da Portela, tendo sambas memoráveis que até hoje são cantados em rodas de samba e gravados por artistas espalhados pelo Brasil.

Aniceto era fundidor, trabalhou e se aposentou na Cedae. Bem relacionado, conseguiu emprego para muitos companheiros, era muito amigo do portelense Cláudio Bernardo, que o levou ainda bem moço para a Portela.

Foi casado com Dona Zizi (Elazir da Silva de Andrade), com quem teve três filhos (Juracema, Jorge e Maria). Após o casamento, afastou-se por algum tempo da escola, voltando a participar a partir de 1970, quando se formou o grupo da Velha Guarda, participando da gravação do antológico LP Portela Passado de Glória em 1970.



Apreciava a boa comida e era excelente cozinheiro. Entre os seus pratos prediletos destacavam-se iguarias exóticas como o caruru-do-campo.

Os sambas "Madrugada", "Desengano", "Quem Me Ouvir Cantar", "Sofre Por Errar (Não Há Mais Amor)" e "Eu Perdi Você" foram músicas de Aniceto que fizeram maior sucesso.



ENTREVISTA COM ANICETO, PROGRAMA ENSAIO 1975
VELHA GUARDA DA PORTELA


                           


TODOS CONVIDADOS!!!

O LOCAL É O MESMO DE COSTUME E A ENTRADA É FRANCA:

NÚCLEO DOS FERROVIÁRIOS
Rua Dr. Almeida Lima, 462 - Brás - São Paulo-SP
(Lado direito da Estação Ferroviária do Brás)








Nenhum comentário: