domingo, 5 de outubro de 2008

Homenageados da 1º quinzena de Outubro




Silas Oliveira de Assumpção

04/10/1916 à 20/05/1972

Silas de Oliveira





Nascido no Rio no subúrbio de Madureira. Quando criança, junto com Fuleiro, Rufino, Aniceto do Império, Olimpio Navalhada e Mano Elóy ele freqüentava as rodas de samba escondido de seu pai.
Em 1934 compôs com Mano Décio da viola seu primeiro samba Meu grande amor, foi levado à escola de samba prazer da serrinha por Mano Décio, e lá começou tocando tamborim até virar diretor de bateria.
Silas foi professor e trabalhou na escola fundada por seu pai, por este motivo na década de 40 ele fazia correções nas letras dos sambas que os compositores da escola mandavam para as pastoras cantarem.
Em 23 de Março de 1947 junto com Mano Décio, mestre Fuleiro, Rufino e outros fundou a escola de samba Império Serrano.
Em 1955 teve seu samba Rádio Patrulha gravado por Heleninha Costa.
Em 1964 a Império Serrano obteve o 4º lugar com o seu samba Aquarela Brasileira, um dos seus maiores sucessos e também um dos sambas mais executados de todos os tempos, em 1969 foi o último ano que a escola desfilou com um samba seu, Heróis da Liberdade.
Ao todo a Império Serrano desfilou com 12 sambas de Silas de Oliveira.
Silas faleceu enquanto apresentava dois de seus sambas enredo no clube ASA, em uma roda de samba promovida por Mauro Duarte.
Silas de Oliveira foi velado na Associação das escolas de samba, e durante o velório Natal da Portela sugeriu que fosse cantado seu samba Heróis da Liberdade, samba este que passou a ser executado em funerais de sambistas.
Fora os sambas já citados temos também O Império tocou reunir (c/Mano Décio), Meu drama (c/J.Laurindo), Na água do rio (c/Manuel Ferreira).

No player abaixo pode ser ouvido o samba Na água do rio.

Nenhum comentário: