HOMENAGEM TERRA BRASILEIRA, SÁBADO 11 DE AGOSTO DE 2012
ANICETO JOSÉ DE ANDRADE
(Aniceto da Portela)
Nasceu em Pedra de Guaratiba (Rio de Janeiro) em 12 de agosto de 1912 e faleceu em 7 de julho de 1982. Um dos Pesos dos "Irmãos Andrade" (Aniceto, Mijinha e Manacéa), sendo Aniceto o mais velho. Os Três fizeram parte da ala dos Compositores da Portela, tendo sambas memoráveis que até hoje são cantados em rodas de samba e gravados por artistas espalhados pelo Brasil.
Aniceto era fundidor, trabalhou e se aposentou na Cedae. Bem relacionado, conseguiu emprego para muitos companheiros, era muito amigo do portelense Cláudio Bernardo, que o levou ainda bem moço para a Portela.
Foi casado com Dona Zizi (Elazir da Silva de Andrade), com quem teve três filhos (Juracema, Jorge e Maria). Após o casamento, afastou-se por algum tempo da escola, voltando a participar a partir de 1970, quando se formou o grupo da Velha Guarda, participando da gravação do antológico LP Portela Passado de Glória em 1970.
Apreciava a boa comida e era excelente cozinheiro. Entre os seus pratos prediletos destacavam-se iguarias exóticas como o caruru-do-campo.
Os sambas "Madrugada", "Desengano", "Quem Me Ouvir Cantar", "Sofre Por Errar (Não Há Mais Amor)" e "Eu Perdi Você" foram músicas de Aniceto que fizeram maior sucesso.
ENTREVISTA COM ANICETO, PROGRAMA ENSAIO 1975
VELHA GUARDA DA PORTELA
TODOS CONVIDADOS!!!
O LOCAL É O MESMO DE COSTUME E A ENTRADA É FRANCA:
NÚCLEO
DOS FERROVIÁRIOS
Rua Dr.
Almeida Lima, 462 - Brás - São Paulo-SP
(Lado direito da
Estação Ferroviária do Brás)
Nenhum comentário:
Postar um comentário