Antonio Candeia Filho
17/08/1935 à 16/11/1978
Candeia
Nascido no dia 17/08/1935 no Rio de Janeiro.
Antonio Candeia Filho, ou simplesmente Candeia, filho de Antônio Candeia que depois do sucesso do filho passou a ser conhecido como Candeia velho.
Candeia desde cedo teve contato com o samba e o Carnaval, seus aniversários eram regados a feijoada e muito samba durante a noite toda.
Foi levado a Portela por intermédio de Alvaiade e lá foi um dos criadores das coreografias de alas, costumava sair na Ala os impossíveis e
Aos 17 anos compôs seu primeiro samba enredo intitulado Seis datas magnas (c/Altair Marinho), com o qual a Portela foi campeã com nota 10 em todos os quesitos.
Aos 22 anos entrou para a policia civil, onde trabalhava como investigador chegou a abordar Paulinho da viola.
Na década de 1960 comandou o conjunto Mensageiros do samba, no qual participavam Picolino, Casquinha, Casemiro, Arlindo e Jorge do violão e em 1964 gravaram seu único Lp.
No dia 13 de Dezembro de 1965 após uma discussão no trânsito, Candeia levou 5 tiros, um deles ficou alojado na medula e lhe tirou os movimentos da cintura para baixo deixando-o paraplégico..
Em 1970 lançou seu primeiro LP samba da antiga, no qual cantava diversos sambas de sua autoria entre eles Dia de graça.
No ano seguinte lançou outro disco Raiz e em 1975 lançou samba de roda; neste mesmo ano gravou o primeiro disco do conjunto partido em 5 em companhia de Joãozinho da Pecadora, casquinha, Anézio, Velha e Wilson Moreira. Ainda 1975 junto com Nei Lopes, Wilson Moreira, Elton Medeiros e outros fundou a escola de samba Quilombo
Em 1976 foi lançado o segundo disco do Partido em 5, neste disco algumas músicas são de sua autoria, por exemplo Batuque Feiticeiro.
Em 1977 gravou o Lp luz da inspiração.
Em 1978 lançou seu último disco Axé Gente amiga do samba, neste álbum podemos destacar a música Pintura sem arte, neste mesmo ano no dia 16 de Novembro Candeia falece por infecção generalizada....
Nenhum comentário:
Postar um comentário