segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Apresentação do Terra Brasileira no espaço Ação Educativa

Clique aqui para ver o mapa do local
Lembrando que a entrada é gratuita!

Homenageados da 2º quinzena de Setembro


Heitor dos Prazeres

23/09/1898 à 04/10/1966




Nasceu no Rio de Janeiro. Durante a infância por ser muito levado foi expulso de três colégios, por este motivo parou de estudar no quarto ano primário e começou a trabalhar aos 7 anos.

Aos 13 anos foi preso por vadiagem passando

dois meses na colônia correcional da Ilha grande.

Tocava clarinete e instrumentos de percussão na banda da polícia militar.

De seu tio ganhou um cavaquinho, instrumento que aprendeu tocar por conta própria, com seu cavaquinho Heitor costumava freqüentar as reuniões na casa da tia Ciata.

Na década de 20 ficou conhecido com mano Heitor por andar na companhia de bambas como Ismael Silva, Bide, Paulo da Portela e outros.

Em 1927 venceu um concurso de sambas na casa de José Espinguela com a música A tristeza me persegue.

Em 1928 participou juntamente com Nilo Bastos, Bide e Ru

bens Barcelos da fundação da escola união do Estácio. No mesmo ano também participou da fundação das escolas de samba Portela e Mangueira.

Também trabalhou na rádio nacional do Rio de janeiro como ritmista

Além de compositor e instrumentista também teve seu talento reconhecido como pintor, chegando a trabalhar nos anos de 1930, 1940 e 1950 como funcionário público no ministério da educação e cultura.

Alguns de seus sambas são Cantar para não chorar (c/Paulo da Portela), Lá em Mangueira (c/Herivelto Martins) e Pierrô apaixonado (c/Noel Rosa).


Abaixo temos uma figura de uma das obras de Heitor dos Prazeres



No player abaixo pode ser ouvido o samba Nada de Rock Rock



Chico Santana




Francisco Felisberto Santana

22/09/1911 à 26/03/1988

Chico Santana



Nascido no Rio de Janeiro, mais precisamente em Campo Grande na Zona Oeste.

Ainda jovem mudou-se para Oswaldo Cruz e teve o primeiro contato com a Portela e seus sambistas.

Apesar de gostar do samba, Chico Santana não vivia de música, sua profissão era lustrador de móveis, e por isso a música ficou em segundo plano.

Foi ele o autor do Hino da Portela e do Hino da velha guarda da Portela, participou da gravação dos lp´s Doce recordação e Portela passado de glória.

Suas canções foram gravadas por Paulinho da viola, Cristina Buarque, Marisa Monte e muitos outros.

Nos livros a Velha guarda da Portela (de João Baptista Vargens), Guimbaustrilho e Outros Mistérios Suburbanos (Nei Lopes) e Histórias, memórias futuras (Eduardo Granja Coutinho) são feitas várias referências a Chico Santana.

Chico Santana faleceu em 26 de Março de 1988 e hoje em dia pouca coisa se acha a respeito deste tão importante compositor, sua figura deveria ser mais lembrada para não cair no esquecimento como muitos outros.

Seus sambas mais conhecidos fora os já citados são Vida de fidalga (c/Alvaiade), Muito embora abandonado (c/Mijinha) e Lenço (c/Monarco).


No player abaixo pode ser ouvido o Hino Portelense



Ismael Silva





Ismael Silva

14/09/1905 à 14/03/1978




Nasceu em Jurujuba, Niterói.

Era o caçula dos cinco filhos, ficou órfão aos 3 anos quando sua mãe resolveu mudar-se para o Rio de Janeiro na tentativa de arrumar um emprego mais facilmente.

Seu primeiro samba Já desisti foi composto aos 15 anos.

No fim da década de 20 fez um acordo com Francisco Alves, ele podia gravar os sambas de Ismael e colocaria seu nome como autor mediante pagamento antecipado.

Em 1928 participou da fundação bloco carnavalesco deixa falar que foi a primeira escola de samba. Como a deixa falar ficava ao lado de uma escola no bairro de Estácio de Sá, seus fundadores passaram a ser chamados de professores e o bloco passou a ser escola de samba.

Em 1931 Francisco Reis e Mario Alves gravaram se você jurar (c/Francisco Alves e Nilton Bastos), neste mesmo ano Ismael estreou como cantor.

Após a morte de Edgar e Nilton Bastos Ismael Silva mudou-se para o centro e passou a compor com Noel Rosa que foi apresentado por Francisco Alves.

Durante a década de 40 ficou afastado da música retornando em 1950 com o samba Antonico.

Em 1960 ganhou os títulos de cidadão samba e carioca honorário.

Faleceu em 1978 sem fama nem dinheiro.

Ismael Silva tem inúmeros sambas, mas podemos destacar Ingratidão, Nem é bom falar (c/Francisco Alves e Nilton Bastos)e Pra me livrar do mal (c/Noel Rosa)


No player abaixo pode ser ouvido o samba Ingratidão




quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Fotos do último samba no Terra Brasileira!





Estas são as fotos da saídeira do último samba do Terra Brasileira, se a nossa batucada cansada conseguiu contagiar o público, imagina o samba que este terreiro não faz quando estão descansados, hein!

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

domingo, 7 de setembro de 2008

Homenageados da 1º quinzena de Setembro




Antonio Caetano

10/09/1900

(data de falecimento não encontrada)




Figura imprescindível para a história da Portela e do carnaval carioca.

Responsável pela criação de muitas características do Carnaval e de algumas escolas de samba.

Morador do bairro de Quintino, teve contato com Oswaldo cruz através de Diva (sua namorada) que morava no bairro.

Caetano que era conhecido por alguns pelo apelido de pelado, era desenhista da imprensa naval.

Ele participava do Carnaval carioca desde a época dos ranchos e junto com Paulo da Portela e Antonio Rufino, foi um dos fundadores do conjunto carnavalesco de Oswaldo Cruz (que foi o primeiro nome da Portela).

Caetano foi o responsável pelo bandeira da Portela, esta bandeira que a escola carrega até hoje foi desenhada por ele que inspirou-se na bandeira Japonesa do sol nascente, adotando as cores azul e branca representando as cores do manto de nossa senhora da conceição (padroeira da escola).

O pássaro que ele idealizou era um condor, por ser o que voa mais alto, mas como muitos confundiram com uma águia, este passou a ser o símbolo da Portela.

Caetano foi também o primeiro a desenhar fantasias, adereços e a primeira alegoria das escolas de samba, tornando-se assim o primeiro carnavalesco da história dos carnavais.

Caetano foi também compositor, é dele o samba O quanto a paixão é capaz, um dos três primeiros enredos da Portela, em 1935 quando a Portela foi campeã além da parte artística Caetano também foi o compositor do samba, que foi Alegria tu terás.

Após brigar com Paulo da Portela e se afastar do Carnaval Caetano aceitou participar das preparações da escola prazer da serrinha, na hora do desfile o samba que tinha sido composto por Mano Décio e Silas de Oliveira foi substituído por um samba de terreiro, isso o deixou todos eles muito chateados e este incidente foi um dos motivos para a criação da escola Império Serrano.

Mais uma vez Caetano foi responsável pelo desenho de uma bandeira de escola de samba, desta vez a do Império Serrano.

Por isto sempre que se fala em Carnaval muita coisa deve-se a Antonio Caetano.


No player abaixo pode ser ouvido o samba Alegria tu terás
.





José Barbosa da Silva

08/09/1988 à 4/08/1930

Sinhô





Nascido no centro do Rio de Janeiro, quando criança brincava com os futuros sambistas Caninha e João da baiana.

Aos 17 anos casou-se e teve três filhos, mas logo aos 26 acabou ficando viúvo.

Teve muitos amores entre eles Nair Moreira sua última companheira, com ela viveu durante 10 anos e arrumou um emprego nos correios, mas as volta e meia em vez de entregar as cartas ia para as rodas de samba.

Foi um dos compositores mais importantes da década de XX, e teve enorme contribuição na música carnavalesca.

Começou a tocar flauta desde pequeno incentivado pelo pai, mas nunca foi chegou a dominar o instrumento, mostrou-se mais habilidoso para o violão e piano.

Sinhô também tocava cavaquinho apesar de não saber ler música, ele era um autodidata.

Ele costumava freqüentar às reuniões na casa da tia Ciata.

Adorador de uma polêmica a primeira em que ele esteve envolvido foi na gravação de sua primeira música Quem são eles, no primeiro verso deste samba dizia a Bahia é boa terra, ela lá e eu aqui, Iaiá. Os compositores baianos e filhos de baiano da época tais como Donga, Pixinguinha, China e tia Ciata não gostaram e começaram a escrever sambas como resposta.

Sinhô organizou um grupo com flauta, reco reco, trombone, violão, cavaquinho, ganzá e pandeiro e colocou o nome de Quem são eles, e com este conjunto passou a fazer sambas desafiando os rivais.

Na resposta dos rivais eles chamavam Sinhô, como alto, magro e feio, e ele por sua vez fez uma música chamada Três macacos no beco em referência a China, Donga e Pixinguinha.

Sinhô também era conhecido por plagiar e se apropriar das músicas alheias, Heitor dos prazeres ameaçou processa-lo reivindicando a autoria parcial de ora vejam só, e gosto que me enrosco, nesta ocasião Sinhô respondeu: Samba é igual passarinho, é de quem pegar.....

Por causa deste acontecido Heitor compôs Olha ele, cuidado! E Rei dos meus sambas.

Fora as músicas já citadas o samba mais conhecido de Sinhô é Jura.

No player abaixo pode ser ouvido a música Jura na voz de Mário reis




Thompson José Ramos
07/09/1915 à 10/05/1991

Chatim



Chatim juntamente com seu irmão Bibi Ramos foram nomes importante no início da Portela.

Começou tocando tamborim na escola, entrando depois para a ala de compositores e também foi diretor de harmonia da Portela.

A Portela desfilou duas vezes com sambas compostos por ele Dez anos de glória em 1941 e a volta do filho pródigo em 1951, e nas duas vezes sagrou-se campeã.

Chatim se afastou da Portela para dedicar mais tempo á sua esposa que estava doente, nesta época ele voltou a exercer sua profissão que era bombeiro hidráulico.

Após a morte de sua esposa na década de 80, Chatim retornou a Portela através de um convite de Manacéia e Monarco para integrar a velha guarda show.

Suas músicas foram gravados nos álbuns a vitoriosa escola de samba da Portela, doce Recordação, tudo azul.

Das suas canções as mais conhecidas são Minha vontade, Feliz eu vivo no morro (c/Josias e Pernambuco) Nega danada, mulher ingrata.

No player abaixo pode ser ouvido o samba Verdadeiro amor.