domingo, 24 de agosto de 2008

Homenagem ao Candeia


Candeia não foi só uma "Luz da inspiração" ele foi também uma "Nova escola" para os sambistas que vieram depois e ouviram seus “conselhos de vadio”.

O mestre melhor do que ninguém cantava “as riquezas do Brasil”, imponente, decidido e talentoso, para ele todos os dias eram “dia de graça”.

Depois do seu acidente ele vivia "isolado do mundo" e na “expressão do seu olhar” sentíamos e compartilhávamos a sua tristeza, ele estava com sua “alegria perdida”!

Nesta fase tão difícil nem o samba lhe “acalentava”, todos aguardavam “a volta”, mas ele respondia: “assim não dá”..., “quero estar só”

Mas Candeia logo acabou sentindo "saudade" e disse: “já curei minha dor”, então fez seu tão esperado "regresso" para o mundo do samba.

Soltou sua "imaginação" saiu do seu "quarto escuro" e mostrou para o mundo que mesmo sentindo o "peso dos anos" ele ainda era o sambista Candeia, e iria cantar "de qualquer maneira".

Sua imensa vontade de “viver” representava para muitos a “filosofia do samba”

Infelizmente mais cedo do que esperávamos ele escreveu seu “testamento de partideiro” para virar um anjo,,,,

Um “anjo moreno” que está lá no céu junto de seus amigos Portelenses pois a “Portela é uma família reunida”que está só aguardando “o último bloco”passar.

Neste dia tão triste todas as escolas pediram “silêncio tamborim”, não era “a hora e a vez do samba”, o único som que se ouvia, era de familiares e amigos lamentando a perda de um sambista, pai, amigo, exemplo de luta, não era só o samba que perdia,,,,

E hoje apesar de não vermos mais seu “sorriso antigo” e ele estar em "eterna paz" nós sabemos que "a chama não se apagou"...

18/06/2008
Fernanda Morari

“Palavras entre aspas são nomes de músicas do Candeia ou cantadas por ele”

Por favor ao copiar esta homenagem mantenha o nome do autor!

Homenageados da quinzena



Antonio Candeia Filho
17/08/1935 à 16/11/1978
Candeia




Nascido no dia 17/08/1935 no Rio de Janeiro.

Antonio Candeia Filho, ou simplesmente Candeia, filho de Antônio Candeia que depois do sucesso do filho passou a ser conhecido como Candeia velho.

Candeia desde cedo teve contato com o samba e o Carnaval, seus aniversários eram regados a feijoada e muito samba durante a noite toda.

Foi levado a Portela por intermédio de Alvaiade e lá foi um dos criadores das coreografias de alas, costumava sair na Ala os impossíveis e em um Carnaval teria que desfilar com uma peruca de Sisal, como ele e seus amigos não gostaram da fantasia eles começaram a dançar e levantar os braços para disfarçar o adereço, e desde este dia as alas começaram a desfilar com coreografias!

Aos 17 anos compôs seu primeiro samba enredo intitulado Seis datas magnas (c/Altair Marinho), com o qual a Portela foi campeã com nota 10 em todos os quesitos.

Aos 22 anos entrou para a policia civil, onde trabalhava como investigador chegou a abordar Paulinho da viola.

Na década de 1960 comandou o conjunto Mensageiros do samba, no qual participavam Picolino, Casquinha, Casemiro, Arlindo e Jorge do violão e em 1964 gravaram seu único Lp.

No dia 13 de Dezembro de 1965 após uma discussão no trânsito, Candeia levou 5 tiros, um deles ficou alojado na medula e lhe tirou os movimentos da cintura para baixo deixando-o paraplégico..

Em 1970 lançou seu primeiro LP samba da antiga, no qual cantava diversos sambas de sua autoria entre eles Dia de graça.

No ano seguinte lançou outro disco Raiz e em 1975 lançou samba de roda; neste mesmo ano gravou o primeiro disco do conjunto partido em 5 em companhia de Joãozinho da Pecadora, casquinha, Anézio, Velha e Wilson Moreira. Ainda 1975 junto com Nei Lopes, Wilson Moreira, Elton Medeiros e outros fundou a escola de samba Quilombo

Em 1976 foi lançado o segundo disco do Partido em 5, neste disco algumas músicas são de sua autoria, por exemplo Batuque Feiticeiro.

Em 1977 gravou o Lp luz da inspiração.

Em 1978 lançou seu último disco Axé Gente amiga do samba, neste álbum podemos destacar a música Pintura sem arte, neste mesmo ano no dia 16 de Novembro Candeia falece por infecção generalizada....




Hildemar Diniz
17/08/1933
Monarco



Nascido no bairro de Cavalcante e criado em Oswaldo cruz frequentava as rodas de samba desde pequeno.

Em 1950 passou a integrar a ala de compositores da Portela, sendo apresentado a Natal por João da gente.

Em meados de 1960 saiu da Portela e entrou na escola unidos de jacarezinho, onde compôs os enredos história de vila rica do pilar, a execução de frei caneca e homenagem a Geraldo pereira.

Em 1969 retornou a Portela e passou a ser o responsável pela velha guarda tornando se lider após a morte de Manacéia.

Em 1971 teve seu samba Lenço (c/Chico Santana) gravado por Paulinho da viola e em 1974 gravou seu primeiro lp como cantor.

Monarco também foi diretor de harmonia da Portela.

Com mais de 50 anos de samba Monarco gravou apenas quatro discos, A voz do samba seu último disco lhe rendeu o prêmio Sharp como melhor cantor de samba.

Seus sambas foram gravados por Paulinho da viola, João Nogueira, Roberto Ribeiro, Clara Nunes e muitos outros.

Entre suas composições temos De Paulo a Paulinho (c/Chico Santana), Fui condenado (c/Mijinha), Portela é uma família reunida (c/Candeia), Proposta amorosa e Passado de glória.



Manacéia José de Andrade
26/08/1921 à 10/11/1995

Manacéia


Irmão dos também compositores Mijinha e Aniceto da Portela, desde criança frequentava blocos carnavalescos, entre eles Vai como pode que originou a Portela.

Na Portela começou tocando tamborim, e mais tarde passou a compor, entrou na ala dos compositores através de Alvaiade que era presidente.

Compôs alguns enredos para a Portela, em 1957 gravou seu primeiro samba “minha querida”.

Casou-se e teve três filhas entre elas Aurea Maria que hoje é pastora da velha guarda da Portela.

Em 1952 afastou-se das disputas de samba enredo da Portela para poder dedicar mais tempo a familia.

Participou da gravação do primeiro disco da velha guarda da qual tornou-se lider após a morte de Ventura.

Em sua homenagem foi criada a praça Manacéia.

Dos seus belos sambas podemos destacar, Manhã Brasileira, Carro de boi, Flor do interior (homenagem a Clara Nunes), Quantas lágrimas, Nascer e florescer, e volta meu amor (c/Auréa Maria)

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Link para o albúm de fotos.

Estamos disponibilizando um link http://picasaweb.google.com/terrabrasileira/FotosDoCEM para o nosso albúm de fotos, lá tem mais fotos da apresentação no C.E.M, e em breve colocaremos fotos dos sambas na nossa sede também.

Fotos da apresentação no C.E.M







Como prometido, estamos postando algumas fotos da nossa apresentação no C.E.M!
Ah, e se estiver faltando alguem nas fotos não se preocupe, em breve teremos mais fotos!

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Agradecimento

Nós do P.C.R.V.G Terra Brasileira, agradecemos a todos que compareceram no C.E.M ontem, para prestigiar o nosso samba.
Apesar do evento ter ocorrido em plena Quarta feira, o local estava cheio e contamos com a presença de amigos e pessoas que ainda não nos conheciam.
Pelos comentários e elogios acho que todos ficaram satisfeitos e gostaram da nossa animada comunidade que apresentou muitos sambas de terreiro.
E para os que ficaram com um gostinho de quero mais, neste Sábado à partir das 16:00hs o samba acontecerá na nossa sede "escola nova cultura" na rua Valdemar Dória,163 no Belenzinho.
Lembrando que faremos uma homenagem aos grandes mestres Manacéia, Monarco e Candeia!

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Familia Terra Brasileira!


Vamos estrear o blog com esta foto da familia Terra Brasileira!
Estão faltando alguns componentes, mas logo colocaremos fotos individuais com os nomes e uma pequena descrição de cada integrante!

Apresentação no C.E.M

Pra quem quiser conhecer a batucada do Terra Brasileira ai está o convite...
Dia 20/08 estaremos nos apresentando no C.E.M Clube etílico musical, que fica na rua Fradique Coutinho, 1048 à partir das 20:00hs.
Lembrando que a entrada é franca!

E para quem quiser nos visitar na nossa sede, os sambas são quinzenais aos Sábados.
A próxima roda de samba será no dia 23/08 à partir das 16:00.
O endereço é rua Valdemar Dória, 163-Belenzinho!